Albrecht Durer
"Se um homem se dedica à arte, muito mal é evitado que do contrário acomete o ocioso"
A aquarela tem milhares de anos de história. No entanto, foi no Renascimento que ela ganhou projeção, graças a poucos artistas precursores que passaram a utilizá-la como expressão final de sua arte e não apenas como coadjuvante em estudos preliminares, esboços ou cartões de transferência de obras a serem executadas com outras técnicas.
Um desses artistas, se não o mais importante, foi Albrecht Dürer (1471 - 1528), gênio alemão, gravador por excelência, desenhista precoce, ourives, pintor e aquarelista. Graças ao grande número de fontes, é o artista da época mais bem documentado da Renascença do Norte. Tinha por hábito registrar sua vida em diários e anotações.
Foi o primeiro artista que se conhece que retratou em aquarela temas considerados na época insignificantes, como animais e vegetais. Dürer tinha apreço pela natureza e fez diversas obras diretamente do natural.
Para quem estuda aquarela, é imprescindível estar familiarizado com certas imagens icônicas, razão pela qual mostro algumas, desse monstro da pintura chamado Dürer. São obras de amor que, apesar de terem mais de 500 anos, são tão atuais. Todo aluno de arte viu ou tem que ver pinturas como essas, para nunca mais as esquecer.
Apesar de não ser exatamente pertinente à aquarela, incluí um desenho para lá de famoso de sua autoria, marca registrada do artista (dentre tantas outras), que é apenas um estudo para um altar de uma igreja em Heller, representando as mãos de um apóstolo. Não são duas mãos quaisquer .... são .... bem .... deixa assim; cada um analisa para si, como em uma oração.
A famosa "Jovem Lebre", de 1502;
"Grande Pedaço de Relva", de 1503;
"Asa de Roleiro Europeu" (Coracias garrulus), de 1512; e
Não poderia deixar de mostrar o estupendo desenho "Mãos que Oram" de 1508.
Estas são algumas das aquarelas mais difundidas dele. É imprescindível conhecer também outras aquarelas, desenhos, gravuras e principalmente seus óleos, que colocam Albrecht Dürer no seleto grupo de artistas imortais e atemporais que devem ser objeto de estudo aprofundado para quem quer ter bom conhecimento sobre a verdadeira arte da pintura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário