"Se você ouvir uma voz dentro de você dizer 'você não consegue pintar', então pinte com todo o empenho, e aquela voz será silenciada."
Tenho preferência por temas arquitetônicos, marinhas, paisagens e barcos. Quanto mais antigos, melhores. Ao longo dos anos fui construindo um arquivo de imagens de referência. Sempre uso fotos ou desenhos; não uso pinturas alheias como referência, salvo de pintores consagrados.
Tenho a impressão de que não se ganha muito quando se usa como referência aquelas revistas de pintura encontradas em bancas de jornal. As pinturas ali retratadas são, via de regra, deficientes. Deve-se fazer um esforço para evoluir e usar imagens mais adequadas.
Copiar de pinturas só vale quando o aluno usa os mestres como referência e mesmo assim, sob orientação do professor que vai mostrar os atributos que tornam aquela determinada obra um exemplo a ser copiado. Aí sim, o aluno aprende, cresce, vislumbra o verdadeiro TRABALHO que uma obra de arte deve ter para ser reconhecida como tal. Isso exige conhecimento do professor, que certamente analisará a imagem com antecedência em classe e mostrará aos alunos a estratégia da construção, os detalhes técnicos, os momentos histórico e social da época (se cabível) para a existência daquela pintura, etc... Daí para a cópia. Isso sim é que é estudar arte com seriedade.
Aquele mesmo Jean-Auguste-Dominique Ingres (1780 - 1867), do qual usei uma citação, fez outra bem apropriada; em tradução livre: "Faça cópias, jovem, muitas cópias. Você só pode se tornar bom artista copiando os mestres."
Nada se compara à natureza quando se procura algum tema para pintura. Seja com modelos posando, uma paisagem, um casario, uma praia, etc, nada como pintar do natural. Nos tempos modernos, no entanto, é uma temeridade ficar exposto por longo tempo em qualquer local, especialmente em finais de semana e horas de pouco movimento. Só estando em grupo grande. A alternativa é usar fotos, de preferência tiradas pelo próprio artista (o que dá uma satisfação ainda maior quando a pintura fica pronta). Quando o tema é anterior ao surgimento da fotografia, o único jeito é usar desenhos fiéis ou artistas que o retrataram antes. Pode-se usar licença artística claro, mas isso só vem com a experiência e o conhecimento.
Para a escolha de uma boa referência, entretanto, são tantos os detalhes, a grande maioria baseados nos fundamentos do desenho artístico, para que o resultado seja interessante, agradável e competente.
A internet permite uma infinita variedade de assuntos e imagens, é só ter paciência para buscar.
Mais um desconhecido: Attilio Pratella (1856 - 1949), pittore italiano especialista em marinhas. Uma beleza. Vale a pena uma boa pesquisada nesse aquarelista.
"Barcos de Pesca na Costa"
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